Muitas pessoas associam o dono de uma empresa como uma pessoa muito rica, privilegiada ou até mesmo “sortuda”. Inclusive, algumas pessoas acreditam que todo o sucesso foi por mero “acaso” e que somente alguns poucos indivíduos selecionados conseguem conquistar êxito em suas atividades.

Sabendo dessas “crenças populares”, hoje nós vamos abordar alguns mitos e verdades sobre ser o dono da sua própria empresa. Sem sombra de dúvidas, você descobrirá que nem tudo é o que parece. Continue lendo!

Mito #1: Só alguns conseguem empreender

Muitas pessoas acham que apenas algumas pessoas podem ou conseguem empreender e isso na verdade, não passa de um mito.

Por vezes, vários indivíduos acreditam que é necessário ter um grande capital, e somente as pessoas com uma melhor condição financeira serão “possibilitadas” de abrir sua própria empresa. Já outro pensamento muito comum são os das pessoas que acreditam que apenas as os mais “inteligentes” ou “naturalmente empreendedores” conseguirão realizar tal proeza.

É importante que você saiba que todas as habilidades empreendedoras podem ser desenvolvidas. E sem sombra de dúvidas, nós temos inúmeros cases de sucesso que comprovam vários empreendedores que vieram das mais variadas condições sociais( Sílvio Santos é um excelente exemplo ).

Se você deseja ser dono da sua própria empresa, não fique desencorajado ao observar alguns desses pensamentos ou opiniões sobre o empreendedorismo – faça a sua parte e acredite no seu sucesso.

Mito #2: Você precisa de muito dinheiro para ser dono da sua própria empresa

Pode parecer difícil de imaginar, mas você não necessariamente precisa ter muito dinheiro para conseguir ser dono da sua própria empresa.

Na realidade, existem pequenos negócios que foram criados com quantias absolutamente irrisórias, e a internet está cheia desses cases de sucesso – existem inúmeras empresas de e-commerce que começaram com pequenos investimentos, o Buscapé é um desses exemplos ( o site nacionalmente reconhecido foi iniciado com um capital inicial de 5 mil reais, esse capital era o que os quatro jovens fundadores tinham para começar ).

Tenha em mente que nem toda empresa será uma multinacional, e também tenha em mente que você não precisa ter uma empresa com dezenas de funcionários logo de inicio.

É importante observar que o mercado não é só feito de “gigantes”, e existem vários microempreendedores e várias pequenas empresas que surpreenderiam você com o que elas são capazes de fazer.

Mito #3: O dono da empresa trabalha menos

Muitas pessoas decidem empreender acreditando que irão trabalhar menos. E sem sombra de dúvidas, isso é um mito que precisa ser desconstruído.

Abrir uma empresa exige um grande esforço. E saiba que você terá um mundo de responsabilidades e obrigações. Você precisará saber sobre os aspectos legais, financeiros, e inclusive precisará sempre observar como a sua empresa está se comportando no mercado.

Será necessária muita pesquisa, muito trabalho duro e nem tudo é possível que você delegue para outra pessoa, e o que for delegado você precisa observar e atestar a “qualidade” do serviço – afinal, é o seu negócio, não é verdade?

Por fim, lembre-se que ao ser dono da sua própria empresa os riscos e inclusive a pressão de estar no comando pode ser bem desgastante. Seus funcionários podem ficar desempregados e você pode acabar entrando em falência por várias razões diferentes.

Verdade #1: Da para ganhar mais dinheiro sendo dono da sua própria empresa

Sem dúvida nenhuma, um empreendedor pode ter um sucesso muito maior do que um funcionário. Não existe um limite de ganho para um empreendedor ( todavia, leve em consideração o pró-labore ).

Apesar de esse pensamento ser real, é importante pensar que não necessariamente você se tornará um milionário da noite para o dia.É importante também ressaltar que nem toda empresa se torna uma multinacional em alguns anos.

Saiba que ao ser dono da sua própria empresa nem todo o lucro vai pro seu bolso, saiba também que o empreendedorismo não é a única estrada para o sucesso financeiro.

Verdade #2: As empresas acabam falindo por falta de profissionalismo

Essa sem dúvida é uma verdade que deveria ser mais propagada.

Muito se ouve falar sobre as empresas que quebram logo nos seus primeiros dois anos. Porém, pouco se fala sobre como essas empresas abriram ou quais eram as metodologias utilizadas.

Algumas pessoas abrem um negócio por abrir, e outras pessoas abrem um negócio sem levar em consideração o mercado e seus clientes. E inclusive, ainda existem os negócios que são na verdade péssimos e acabam falindo devido a sua falta de profissionalismo.

A falta de profissionalismo parece uma epidemia do mercado brasileiro que está se alastrando cada vez mais – e isso com certeza pode ser combatido se você tiver em mente um pensamento realista em relação às outras pessoas e em relação ao seu propósito em ter uma empresa.

O cliente deve ser sempre a sua primeira preocupação, independente de qualquer outra coisa. Bons negócios permanecem vivos durante os anos, e todos eles apresentam duas coisas: bom serviço ( ou bom produto ) e um excelente atendimento.

Verdade #3: Só sucede quem ama o que faz e quem sabe o que está fazendo

Essa é uma verdade universal.

Seja você artista, músico, atleta, empreendedor ou qualquer outra coisa, o amor pela sua profissão( ou trabalho ) é o que determina o seu sucesso.

Provavelmente todas as pessoas que você admira, seja qual for o seu trabalho, passaram por dificuldades extremas. O desencorajamento sempre estava por perto, porém, como essas pessoas amavam o que faziam elas acabaram perseverando fazendo aquilo que elas realmente amavam.

Como o próprio Steve Jobs disse em uma entrevista: “Você precisa amar de verdade o que você faz. Caso contrário, levando em conta apenas o lado racional, você simplesmente desiste. É o que acontece com a maioria das pessoas”.

Se você deseja ser dono da sua própria empresa e não ama o que você faz ou não ama o seu negócio, repense o seu propósito, afinal de contas, pode ser que você venha a desistir no meio do caminho.

Eliminando outras duvidas…

Esses foram os mitos e verdades sobre ser dono da sua própria empresa. Como você pode ver, nem tudo que reluz é ouro, e nem tudo que você acredita é verdade.

Porém, acreditamos firmemente que agora você pode ter uma percepção melhor sobre como é a vida dos empreendedores. No entanto, é bem possível que esse artigo tenha deixado você ainda com mais dúvidas, e por essa razão nós criamos um material especial para você.

Esse material totalmente gratuito se trata de um Artigo PDF com As maiores dúvidas sobre contabilidade ao abrir o seu negócio. E sem sombra de dúvidas ele pode ser um material essencial para você que deseja ser dono da sua própria empresa.